sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A fotografia é o balé da arte

Cena que aconteceu direto este ano quando reencontro alguém que não vejo tem um tempo:
- “E aí Léo Jorge, como é que vc tá? O que está fazendo?”
- Tou bem. Terminando a licenciatura em sociologia e estou fazendo uma pós em fotografia.
-“Ah legal, eu gosto de fotografia”.
- Eu também.


A frase título é do genial fotógrafo francês Henri Cartier Bresson. Não sei se todos sabem, mas ontem foi o meu último dia de aula na pós-graduação em Fotografia na Universidade Cândido Mendes no Centro do Rio de Janeiro.
Ao longo deste ano pude conhecer e conviver com pessoas maravilhosas da pós, sendo estas das mais diferentes formações. Turismólogos, fotógrafos profissionais (um dos alunos era fotógrafo do jornal O Globo), engenheiros, cineastas, designers, historiadores e sociólogos compunham a fauna da turma. Juntos bebemos (4 edições de um churrasco memorável), fotografamos, saímos para lugares até então inéditos para mim como o Vivo Rio, estádio do Vasco (eca!), festa de São Jorge e viajamos para Paraty em outubro. Lá rolou o festival internacional de fotografia Paraty em foco. Junto com Olinda eu acho Paraty é a cidade mais fotografável que já fui. Em Paraty até os cachorros fazem pose para foto!
Pude estudar muito sobre arte, teoria e prática fotográfica. Foi um período de muito aprendizado sendo melhor ainda por ter sido feito ao lado de pessoas que também amam a fotografia. Não tem dinheiro no mundo que pague conviver com gente assim. Eu já fui chamado até de “turista japonês” somente pelo fato de querer tirar fotos. Ouvir algo assim é totalmente brochante para quem gosta de fotografar...
Cabe lembrar que a semente fotográfica foi plantada em mim ano passado, mas exatamente no curso da Sociedade Fluminense de fotografia em Niterói. Lá fiz bom amigos que conservo até hoje e também era o mascote da turma, embora esse intercâmbio com pessoas mais velhas tenham me feito muito bem, espero que a elas também.

E alguns ainda insistem que fotografia não é arte... Eles não sabem de nada!

Obs: Sim eu estou feliz e emotivo, mas em breve o blog volta a sua programação normal. Enquanto isso participe das campanhas: “Léo Jorge para vereador da Lapa – RJ em 2012” e “Léo Jorge quer ter um milhão de amigos e ganhar 1 real de cada um”.

Um comentário:

Mel. disse...

hahaha, muito saudoso, esse menino!

fico feliz que tenha gostado =)