terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lost in the supermarket *

* 8ª música do ótimo disco London Calling do The Clash


Hoje fui no mercado com meus pais, depois de uns 7 meses sem ir ao mercado fazer compras de mês. Além das ofertas do mês, pude notar o quanto o supermercado funciona como uma espécie de laboratório para a observação do comportamento humano, já que é antiético usar humanos para pesquisas sociológicas, eu recomendo o supermercado como posto avançado de observação antropológica e nas linhas que seguem vou tentar explicar o porque.

- como um determinado produto em liquidação provoca as reações mais extremadas nas pessoas. Em alguns casos não me admiraria se as pessoas sentassem em cima dos produtos para impedir as outras pessoas de comprá-los

- a falta de educação das pessoas; atravessar carrinhos no meio do corredor impedindo a circulação é algo corriqueiro. Total falta de senso prático e egoísmo aflorado. Desbravar os corredores requer um exercício de paciência sobrenatural.

- supermercado também é cultura. Como? Eu explico: a fotografia mais cara da história se chama 0.99 centavos e foi feita num supermercado. O autor é o alemão Andréas Gursky que conseguiu módicos 3 milhões de dólares por esta foto http://passmethemalkplease.files.wordpress.com/2008/04/gursky.jpg

- ainda no campo da arte, hoje pela primeira vez na vida vi uma lata de sopa Campbells que inspirou o artista Andy Warhol a fazer este quadro da pop-art: http://www.osarmenios.com.br/wp-content/uploads/campbell-parede.jpg


Tais observações foram feitas embaladas pelo som de Cachorro Grande, Jota Quest e Xuxa nos alto-falantes do mercado...

Um comentário:

Camila Rodrigues disse...

meu amigo é fantástico
sem mais.